Páginas

Translate

terça-feira, 7 de julho de 2015

Sexo casual no trabalho não vale a pena; paixão pode atrapalhar carreira

    Uma das atividades que gosto de fazer é ler os e-mails dos meus leitores que compartilham comigo suas histórias, dilemas e dúvidas sobre sua carreira e trabalho. Recebi alguns relatos sobre relacionamentos que me inspiraram a escrever esse artigo.
   Prestem atenção que estou falando de sexo com colega de trabalho e não no trabalho. Isso, jamais!
  Demonstrações de afeto e sexualidade no ambiente de trabalho não combinam. É preciso seriedade e profissionalismo. No entanto, quando você passa grande parte do seu dia no escritório, passa a ter relações mais estreitas com as pessoas, o que facilita o envolvimento.          Quem nunca se sentiu atraído por um colega de profissão?
   As histórias são mais comuns do que se imagina, mas não é tão simples assim. É preciso ter cuidado com a paquera e o sexo no trabalho, pois todos sabem que não é o local mais adequado para se envolver com alguém.
   Há os que defendem que se deve ter a atitude madura de separar a vida pessoal e a profissional. Na teoria, tudo funciona, mas na prática a realidade é outra.
  Recebi um relato da Ana*, que saiu uma vez com um colega de trabalho. Ao descobrir que esse colega convidou outra pessoa da empresa para um encontro, num ataque de fúria, ela invadiu a sala do colega após o expediente, derrubou as pastas do armário e misturou todos os papéis, desorganizando os processos dos clientes da empresa.
  Também li o relato de Caio*, que confessou que não autorizou um curso no exterior para uma colega de trabalho com quem saiu uma vez no passado, como forma de "punição" por ela estar envolvida com outra pessoa da empresa.
Detalhe: ambos descreveram em seus relatos que esses relacionamentos se tratavam de "algo de uma noite só, nada sério". Alguém duvida de que está na hora de crescer? Mas estamos falando de seres humanos e, quando o assunto é emocional, alguns ainda têm atitudes primitivas.
  A situação complica ainda mais se essa paquera e interesse sexual for pelo(a) chefe. Ah, o chefe. Enquanto muitos inspiram admiração, alguns ainda são odiados e outros despertam paixões.
  É importante que você entenda que essa relação será sempre desigual, uma vez que os envolvidos têm níveis diferentes de poder. É claro que, num rompimento desse acordo, a tendência é haver prejuízo para a parte com menos poder. Pode ir procurando uma colocação numa outra empresa.
  Ter um caso com o(a) chefe e, ao mesmo tempo, não colocar em risco seu futuro profissional é quase impossível.   Isso sem contar que será motivo de fofoca na empresa.
  Só invista num possível relacionamento na empresa quando vale muito a pena, quando tem certeza de que quer algo mais do que somente sexo casual e paquera. Afinal, você terá que continuar com o dia a dia no trabalho e conviver com aquela pessoa durante o tempo que estiverem na mesma empresa.
  Se sentir atraído por um colega de trabalho é normal, mas pense bem e seja mais racional. Deixe isso no plano das ideias. Uma "paixonite" qualquer não vale mais do que uma boa reputação e sua carreira.

Nenhum comentário: